Criptomoedas: relevância econômica da tendência mundial

imagem em destaque criptomoedas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram

A relevância econômica das criptomoedas

Criptomoedas: um assunto global e de interesse de muitos investidores. As mudanças tecnológicas não atingiram unicamente a indústria. Agora, é possível fazer investimentos pela tela do celular ou do computador. Além disso, também vale acompanhar os rendimentos sem precisar sair de casa.

Com uma valorização acima do comum, o Bitcoin é um dos temas mais comentados dos últimos anos. Essa moeda virtual pode ser convertida em valores extremamente altos para os investidores. No entanto, assim como qualquer outra aplicação, ele também pode trazer alguns possíveis prejuízos.

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as criptomoedas e os processos que giram em torno delas.

Afinal, o que são criptomoedas?

Este termo é utilizado de maneira genérica, tentando definir as moedas digitais que surgiram ao longo dos anos. Elas foram criadas a partir de uma rede blockchain, utilizando sistemas avançados de criptografia. Isso significa que, de certo modo, elas apresentam uma segurança acima da média.

Todos os dados que envolvem a operação de investimento, conversão e troca são protegidos. O usuário não terá seus dados e informações vazados ao longo da transação. Diferente do que pode ser visto com o dólar e o real, as moedas digitais existem, unicamente, na internet.

De uma maneira geral, as criptomoedas são reais, mas não podem ser transformadas em moedas físicas. Sendo assim, todas as operações realizadas com elas devem ficar no terreno da internet. Outra informação importante é que elas são descentralizadas, visto que não há órgãos ou governos responsáveis pela administração.

Segurança de aquisição

Uma pergunta muito comum para aqueles que desejam investir no mercado das moedas digitais é se as criptomoedas são seguras. Um dos principais pilares do ramo é a criptografia. Isso quer dizer que há uma camada rigorosa de segurança virtual, dificultando fraudes ou qualquer outro tipo de operação fraudulenta.

No entanto, essa segurança não impede que alguns roubos aconteçam. Em alguns casos, hackers invadem corretoras ou carteiras digitais para recolher os saldos. Além disso, a falta de regulamentação desses valores virtuais também acaba representando um problema. Erros de servidor e perda da assinatura são os problemas mais recorrentes.

Motivos que justificam a fama

Outra pergunta muito comum que cerca o assunto das moedas digitais: por que elas são tão famosas? Além de toda a popularidade que envolve a aplicação de dinheiro real, também há a questão das matérias nos noticiários. Cada vez mais o mercado tem sido elogiado e destacado graças à volatilidade das operações.

Da mesma maneira que ocorre com todas as outras moedas do mundo, as criptomoedas sofrem variações. Elas podem ser positivas ou negativas, sendo necessário um acompanhamento. Quanto mais pessoas estiverem buscando por uma determinada moeda, mais cara ela será. Um dos principais motivos para a alta procura é que o Bitcoin, a moeda mais famosa, tem quantidade limitada.

Outro bom motivo para que o negócio tenha seguido com tanta fama está na especulação. A aplicação em moedas virtuais funciona como qualquer outra operação do mercado de ações. Caso um investidor note que não há segurança no investimento, é possível vender as moedas e abaixar o preço delas.

Principais criptomoedas ao redor do mundo

Pelo mercado estar em constante movimento, é possível observar uma grande quantidade de moedas digitais. Sendo assim, atualmente, os usuários poderão encontrar mais de 4 mil modelos diferentes para investir. Além disso, algumas delas acabam se tornando famosas em determinados grupos de investimentos.

Veja, abaixo, quais são as mais famosas e mais lucrativas do mercado.

Bitcoin

Após compreender que as criptomoedas são seguras, é necessário falar sobre o Bitcoin. Em relação a todas as outras moedas digitais, esta é a mais famosa e procurada. Ela é considerada, até mesmo, a mais negociada em todo o mundo. Isso aconteceu, principalmente, porque foi a primeira a usar a tecnologia blockchain já mencionada.

Não é possível apontar um criador para o Bitcoin. Ele começou a circular no ano de 2009 após a publicação de um pseudônimo chamado Satoshi Nakamoto. O principal objetivo era estabelecer uma moeda onde o valor seria determinado exclusivamente pelos usuários interessados em sua compra.

Dogecoin

Ainda que não pareça verdade, o Dogecoin é uma moeda digital baseada em um meme de um cachorro Shiba Inu. Ela foi criada no ano de 2013, objetivando ser uma concorrente mais divertida para o Bitcoin. No entanto, os usuários levaram a sério e, atualmente, se tornou uma das mais negociadas.

Ethereum

A Ethereum, também conhecida como ETH, é uma das criptomoedas mais populares em todo o mundo. Um dos principais diferenciais apresentados por ela é a sua diversificação na carteira e pode ser vista como um ativo do mercado financeiro.

Precisa de maiores orientações sobre contabilidade? Então conte com a E²BH!

5/5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelamento de MEI: tudo o que você precisa saber

Cancelamento de MEI: tudo o que você precisa saber

O cancelamento de MEI pode ser ocasionado por vários motivos. No entanto, é necessário que o empreendedor esteja atento aos…
Como funciona a aposentadoria para MEI?

Como funciona a aposentadoria para MEI?

Querendo ou não, a aposentadoria para MEI é um assunto que gera muita curiosidade. Alguns critérios são levados em consideração…
Como regularizar MEI?

Como regularizar MEI?

As dúvidas dos microempreendedores individuais estão cada vez maiores. A principal delas faz referência ao ato de regularizar MEI. Será…

Av. Pres Antônio Carlos, 8100, sal 206 - São Luiz, Belo Horizonte - MG, 31270-672.

Segunda a Sexta-feira - De 08:00 às 18:00.

Post recente:

Inscreva-se

Se inscreva para alertas e ofertas especiais.

 

© 2020 E²BH. Site produzido pelo grupo Picksell.
Open chat
Estamos online!